Estudo


O CHAMADO DIVINO

Deus estabeleceu alguns na igreja. Há um chamado divino.

1 CORÍNTIOS 12; 4-31
 Ora, vós sois corpo de Cristo e individualmente, membros desse corpo.
A UNS ESTABELECEU DEUS NA IGREJA, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiros lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

1. Efésios 4.11 diz "Jesus concedeu". Esta passagem diz "Deus estabeleceu".
2. Observe que esta passagem de 1 Coríntios chama o Corpo de Cristo de Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo. O Corpo de Cristo é a Igreja.

Deus estabeleceu os dons do ministério na igreja — não os homens.
1. Há uma grande diferença entre Deus estabelecer alguém na igreja — e alguém ser colocado pelos homens.
2. Um estudo da história da Igreja revela que, ao longo dos séculos, vários grupos têm se esforçado para retomar o que chamam de práticas do Novo Testamento.
Eles estabeleceram organizações que com freqüência repre­sentavam alguma coisa que o homem fabricou — alguma coisa da carne; alguma coisa carnal.
Eles chamavam e estabeleciam pessoas para certos ofícios sem que as mesmas tivessem o chamado divino.
Isto não é escriturístico.
É Deus quem estabelece.
É Deus quem chama.

Você não se torna um dom do ministério só porque você sente que é um chamado santo e gostaria de responder.
1. Você não pode fazer de si mesmo um dom do ministério.
2. É perigoso fazer algo só porque você quer fazê-lo.

Você não entra no ministério só porque alguém diz que combina com você.
Experiência pessoal: Como pastor, tenho observado pessoas jovens na igreja que estavam aptas a trabalhar para Deus. Algumas delas, eu creio, foram chamadas. Outras, tenho certe­za, não foram. Tenho visto outros membros na igreja arruinar algumas dessas pessoas jovens, ao chegarem a elas e dizerem: "Creio que vocês foram chamadas para pregar", e assim por diante. Elas tentaram pregar, e fracassaram. Freqüentemente, acabam por deixar a igreja por causa disso.
1. Não vá só porque alguém chamou você.
2. Não vá só porque sua mãe o chamou.
3. Não vá só porque seu pai o chamou.
4. Maridos, se vocês forem ministros do Evangelho e tiverem um chamado divino em suas vidas, não tentem chamar sua esposa para o ministério. Deixem que ela seja a ajudadora que é adequada (ou própria) para vocês, como Deus assim lhe designou. Incluam-na em tudo que for possível.
5. Esposas, se vocês forem chamadas, não tentem fazer de seus maridos os pregadores que eles não são. Porém não os excluam de suas vidas. Façam com que eles trabalhem em suas vidas, e até em seus ministérios, em tudo que for possível.
6. Há um chamado divino para o ministério. Você deve deter­minar se ele está ou não em sua vida. Não tente ingressar no ministério sem o chamamento de Deus para assim o fazer.

Como você pode distinguir/reconhecer um chamado de Deus?
1. Você terá a convicção no seu próprio espírito.
Você terá o testemunho no seu próprio coração.
Você terá o equipamento espiritual — dons do Espírito — que acompanha o ofício, ou os ofícios para os quais você foi chamado.
Experiência pessoal: Eu sabia que era chamado bem dentro em mim. Como? Por uma intuição interior. Sempre estava comigo. Fazia parte do meu interior tanto quanto minhas orelhas fazem parte do meu exterior.
2. Deus relaciona-se com o espírito humano.
3. Aprenda a ouvir o seu espírito.
a. Aprenda a ouvir dentro de você e saberá muitas coisas que não saberia por qualquer outro modo.
b. Se você é um cristão mundano — "com um pé dentro e outro fora da igreja" — a sua carnalidade o dominará e você não terá consciência do seu espírito.
c. Se você é total e completamente dedicado e consagrado a Deus no fazer algo que Ele quer que você faça, você se tornará consciente de algo dentro de você.
d. Haverá algo dentro de você que o impelirá.

Os meios pelos quais os homens são chamados não são impor­tantes, mas a obediência ao chamado de Deus é importante.
1. Se os meios fossem importantes, a Bíblia lhes daria ênfase, o que não ocorre.
2. A Bíblia tem muito a dizer e a ensinar sobre a obediência.
3. Algumas vezes Deus move-se de maneiras extraordinárias, mas não é a regra.
a. Visões: Algumas vezes ao pessoas terão visões. Paulo teve. Eu tive visões. Mas estive no ministério durante 15 anos anteriores sem que isto acontecesse. Entrei no mi­nistério sem nenhuma espécie de visitação "sobrenatural" (se você quiser chamá-la assim — na realidade, tudo o que vem de Deus é sobrenatural). Entrei pela intuição interior, pelo testemunho interior.
b. Profecia: Os dons do ministério não são estabelecidos na igreja por meio de profecia. Ela traz uma confirmação dos mesmos.

ATOS 13.1,2
1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão por sobrenome Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que OS TENHO CHAMADO.

Barnabé e Saulo não foram chamados por profecia. Não foram estabelecidos como dons do ministério por profe­cia ou pelos homens. Deus só confirmou seu chamado por meio da profecia.
Experiência pessoal: Na última igreja que pastoreei, certa noite, todos estávamos ao redor do altar em oração uníssona. Eu estava impondo as mãos nas pessoas conforme o Espírito de Deus me dirigia.
Subitamente, fui atraído como um ímã até uma jovem que era muito tímida. Quando impus as mãos sobre ela para orar, fiquei surpreso ao ouvir-me dizendo: "Esta é a confirmação do que Eu disse a você às 3 horas desta tarde enquanto você orava no porão. Eu disse a você que confirmaria o que disse."
Eu não sabia o que aquelas palavras significavam e eu não perguntei a ela sobre isso porque ela começou a chorar e a orar ainda mais.
Então telefonei para ela mais tarde e perguntei: "Aquelas palavras significaram algo para você? Você estava no porão orando às 3 horas?"
"Sim", ela disse, "o Senhor disse-me que Ele me cha­mou para o ministério e que Ele confirmaria isso na reunião da noite."
Observe que ela não foi estabelecida na Igreja como um dom de ministério pela profecia. Foi sim confirmada dessa maneira — mas ela não foi estabelecida no ministério dessa forma.
1. Se uma dada profecia não confirma o que você tem em seu próprio espírito, esqueça-a.
Experiência pessoal: Há muitos anos atrás um irmão disse-me que no ano anterior um "profeta" tinha im­posto as mãos nele para conceder-lhe cinco dons espi­rituais, incluindo dons de curar e a palavra do conhe­cimento.
Ele disse: "Estive observando e constatei que a palavra do conhecimento e os dons de curar operam em você. Sei que tenho esses dons porque ele disse que os tenho. Talvez você possa dizer-me como operá-los."
Eu disse: "Nestes meses eles se manifestaram alguma vez em sua vida?"
"Não", ele respondeu.
Eu disse: "Se fosse você esqueceria isso. Em primeiro lugar ele não deu a você nada. Só Deus pode dar dons espirituais. Em segundo lugar, se eles lhe fossem da­dos, o Espírito tentaria colocá-los em operação através de você. Você não tem nenhuma espécie de intuição a respeito deles. Se fosse você, permaneceria firme em sua igreja e seria fiel."
Quando fui pregar novamente lá, percebi que ele con­tinuava como leigo no local, fiel a Deus, e era uma bênção para a igreja. Se tivesse tentado entrar em outro ofício, ter-se-ia tornado uma maldição.

Perceber uma necessidade não é um chamado para o ministério.
1. Se não formos cuidadosos, cairemos no erro da igreja em geral de chamar/estabelecer ministérios em função da neces­sidade. Isto não é escriturístico. Há um chamado de Deus, dado por Deus apenas.
2. Naturalmente, como cristãos, em qualquer momento que observarmos uma necessidade, lidaremos com a mesma e nos esforçaremos com a capacidade que temos para ministrar sobre aquela necessidade. Isto é correto de acordo com as Escrituras. Mas isso não deve ser confundido com o chama­do de Deus para o ministério.

Uma unção evidencia o chamado de Deus.
Experiência pessoal: Há muitos anos atrás, ouvi um homem pregar numa grande convenção de 5 mil pessoas ou mais. "Ver uma necessidade é um chamado", ele disse. Embora ele estives­se no ministério, ele disse: "Se fui chamado para o ministério realmente não sei".
Eu pensei comigo mesmo: "Se ele não tivesse dito nada, todos nós saberíamos isto em 15 minutos do mesmo modo." Não havia unção sobre ele.
Quando uma pessoa é chamada para o ministério há uma unção que lhe sobrevém para ocupar o ofício. Caso contrário a pessoa somente teria que ficar de pé e falar. É bom falar e compartilhar o que se tem, mas isto é muito diferente de ser chamado para o ministério e ser estabelecido na Igreja.

Se Deus não o chamou para o ministério de tempo integral, não tente fazê-lo; você se sentiria como um peixe fora d'água.

Saber que você é divinamente chamado encerra definitivamente a questão. Não haverá nenhuma confusão quanto ao assunto.
Experiência pessoal: Conforme já disse, entrei no ministério sem nenhuma espécie de visitação espetacular. Só o fiz por intuição interior, por causa do testemunho interior. E eu nunca me confundi a respeito deste assunto.
Durante anos, especialmente nos 12 anos que pastoreei, vi muitos ministros andando nos altos e baixos das emoções e perguntando-se se eram realmente chamados por Deus ou não.
E posso dizer-lhe porque andavam assim: porque viviam na dimensão mental e das emoções, ao invés de andarem na dimensão do Espírito.
Se a Escola Dominical ia mal, também iam mal. Se as finanças iam mal, também iam mal.
Você os ouvia dizer: "Não sei se Deus me chamou para pregar ou não... Se eu pudesse fazer a Escola Dominical voltar ao que era... Se pudesse fazer as finanças se ajustarem... Penso que deixarei o ministério."
Alguns deles me diziam: "Irmão Hagin, você nunca re­cuou?"
Eu dizia: "Não. Permaneço firme todo o tempo." Se tivésse­mos só a metade dos membros, isso não me afetaria.
"Eu sei que Deus me chamou. E sei que Ele me chamou para vir para cá, de modo que ficarei aqui até que Ele diga para sair. Permanecerei aqui, darei tudo de
 mim e serei fiel, independen­temente do que possa ocorrer aqui."
"Sobre este assunto, nunca pensei: 'Posso estar fora da vontade de Deus', porque sabia que Deus disse 'Vá'. Ele é um ser inteligente. Eu sou um ser inteligente. Ele irá comunicar-se comigo e dizer-me quando sair."
Sabe, você pode ficar preocupado e se aborrecer, e abrir a porta para o diabo passar o dia com você.
Esse era meu modo de pensar mesmo antes de saber que Wigglesworth o dissera. E qualquer pessoa de fé diria a mesma coisa.
Não sou movido pelo que vejo.
Não sou movido pelo que sinto.
Sou movido só pelo que creio.
Aprenda que as coisas espirituais são mais reais que as naturais.
Aprenda a olhar para seu espírito.
Seu espírito lhe dirá.
Seu espírito sabe coisas que sua mente não sabe.
ADORADORES LIVRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário